segunda-feira, 28 de novembro de 2011

O Rio mais "Moderno"

Muitas dessas construções irregulares ficavam no caminho do progresso e mudança pretendido pelo prefeito e fortemente incentivado pelo então presidente Rodrigues Alves, que desejava que a capital federal, cartão postal da república brasileira, tivesse uma cara mais francesa e que demonstrasse o avanço econômico pretendido com uma forte tendência agroexportadora. A maioria dessas famílias acabaram por migrar para os morros mais próximos da região, incentivando cada vez mais o surgimento das favelas.


 As próprias obras do porto eram realizadas nesse intuito: incentivar a chegada de imigrantes que iriam, em sua maioria, trabalhar nas lavouras, e demonstrar a característica exportadora que o país possuía.



Algumas imagens nos servem perfeitamente para exemplificar a dimensão de todo "quebra-quebra" que correu pelas ruas do centro e toda magnitude que o projeto abarcava em toda sua extensão.




As reformas do prefeito, eram realizadas de forma complementar àquelas do porto, com uma explícita característica de integração urbana e escoamentos des produtos e pessoas às outras áreas da cidade. O intuito declarado engenheiro-prefeito era integrar as áreas que considerava importantes da capital.
Aqui, algumas imagens do prefeito que marcou seu nome na história carioca pelo desenvolvimento, organização e mudança, modificando de vez o cenário da urbe municipal


Colocarei aqui alguns vídeos muito interessantes, que demonstram como ocorreram as reformas do prefeito e toda a problemática envolvida na sua prática. Também irei colocar um vídeo com muitas imagens da época do "Bota-abaixo", que pretendia deixar o Rio de Janeiro com uma cara mais moderna, algumas anteriores e outras posteriores:

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